Proporcionar a comunidade santarena e a demais interessados do Brasil contato com discussões que envolvem a temática Surda de forma leve e sintética, por meio de vídeos produzidos por discentes e convidados, e de uma metodologia colaborativa de produção do conhecimento. Busca-se a divulgação de temáticas sobre a Libras e a comunidade surda na região Oeste do Pará com abordagem de temáticas correlatas e interdisciplinares, envolvendo Surdos e Libras, trazendo possibilidade de mudanças nas relações estabelecidas entre ouvintes e surdos na Ufopa e na região Oeste do Pará.
Função: Coordenador.
Bolsistas PIBEX:
Fomentar discussões e pesquisar sobre os modos de ensino praticados na região Oeste do Pará, refletindo sobre os elementos principais na formação de professores de línguas de sinais, o que permite aprimorar os conhecimentos necessários para atuação desses profissionais, assim como partilhar e conhecer a composição dos saberes de professores já atuantes.
Função: Coordenador.
Bolsista PIBIC:
Analisar os estudos de EEIPCD buscando revelar sua inserção acadêmico-regional, por meio de: construição de estado do conhecimento da EEIPCD no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a partir de 2006; elaboração de indicadores para mapeamento e análise de artigos científicos em portifólio bibliográfico; e mapeamento dos temas e enfoques para identificar contribuições e lacunas existentes nesses estudos, desde os olhares da bricolagem e da cartografia, especialmente na região Norte. Busca-se aprimorar os conhecimentos necessários para atuação na perspectiva inclusiva, assim como partilhar e conhecer a composição de práxis propositivas na Educação Especial e Inclusão de Pessoas com Deficiência, especialmente na região Norte.
Função: Coordenador.
Bolsista PIBIC:
Abordar questões referentes a pesquisa no Curso de Pedagogia da Ufopa a partir da vivência profissional na Coordenação do Curso e das experiências de pesquisa realizadas na área de Pedagogia. Destaca-se a necessidade de acompanhamento das pesquisas que originam os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos discentes do curso e a compreensão das áreas de trabalho de cada docente atuante no Colegiado de Pedagogia.
Função: Coordenador.
Bolsista PIBIC: Thalia Gabriella Sussuarana Lima (2019-2020)
O projeto objetivou, de forma geral, analisar como ocorre a inclusão de alunos surdos em salas de aula regulares no Oeste do Pará no que se refere às adaptações curriculares. De forma específica: verificar se são realizadas e quais adaptações curriculares são aplicadas pelos professores que atuam com alunos surdos no contexto inclusivo no Oeste do Pará; analisar as adaptações curriculares realizadas para alunos surdos; propor a construção coletiva de adaptações curriculares para alunos surdos, em colaboração com professores das redes municipal e estadual e discentes das licenciaturas da Ufopa.
Função: Coordenador.
Bolsista PIBIC: Naira Taís de Sousa (2019-2020)
O projeto teve como temática a formação de professores, com vista a adaptação curricular e material didático para educação de surdos a partir da perspectiva bilíngue. Utilizou-se uma metodologia colaborativa para que os participantes tenham a possibilidade da construção do conhecimento entre si. Foi oportunizado aos estudantes da Ufopa vivenciar experiências na área da produção de adaptações curriculares para educação de surdos justamente aos professores/as e estudantes de escolas públicas e privadas interessados em participar do projeto, desenvolvendo habilidades para atuação nessa área da educação.
Função: Coordenador.
Bolsista PIBEX: Naira Taís de Sousa (2018-2019)
Fagner Silva dos Santos (2019-2020)
O presente programa trata da temática da Libras e seus aspectos formativos e educacionais, tanto no lado profissional quando no ensino. Têm como objetivo, de forma geral, fomentar a formação dos discentes da Ufopa e da comunidade externa para atendimento às especificidades educacionais dos surdos, principalmente as relacionadas a Libras. É executado utilizando-se uma metodologia colaborativa, onde as ações e seus colaboradores tenham a possibilidade da construção do conhecimento entre si, e circulem, tanto no âmbito do programa e da Ufopa quanto nos ambientes externos, opiniões, conhecimentos, reflexões e outros elementos referentes aos surdos e a Libras.
Função: Coordenador.
O projeto teve como objetivo principal Implementar e avaliar o protocolo de desenho universal da aprendizagem para livros didáticos acessíveis na escolarização de alunos público alvo da Educação Especial incluídos em diferentes realidades educacionais. Como objetivos específicos: Acompanhar e analisar a inserção do livro didático digital na escolarização dos alunos público alvo da Educação Especial; Mapear as possibilidades e as demandas apresentadas pelos professores no uso do livro didático digital para os alunos da Educação Especial; Avaliar e validar o protótipo de acessibilidade universal para livros didáticos a serem usados na escolarização de alunos da Educação Especial; Registrar (patenteamento) o protótipo do livro digital acessível; Produzir um protótipo de orientações aos editores participantes do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para a produção de livros digitais acessíveis.
Função: Integrante da equipe de surdez / deficiência auditiva.
Por meio do projeto viabilizou-se o conhecimento da realidade das pessoas surdas, no que se refere às suas características específicas; promoveu momentos de discussão e reflexão sobre os processos de escolarização de alunos Surdos; estimulou e difundiu pesquisas acadêmicas no âmbito da educação de Surdos e ao universo da Libras. Realizou encontros com pesquisadores internos e externos; promovendo e executando pesquisas de Graduação e Pós-Graduação sobre a temática da educação de surdos e Libras; e realizou, além dos encontros, um evento anual com palestras e oficinas sobre a temática.
Função: Coordenador.